sexta-feira, 9 de março de 2018

Povo Celta e sua Cultura


                                    *Todas as fontes utilizadas nessa matéria estarão no final dela com todos os links exibidos. *

-INTRODUÇÃO:

   Os celtas foram o primeiro povo civilizado da Europa. Chegaram neste continente junto com a primeira onda de colonização ainda em 4.000 a.C. Destacaram-se dos outros povos que chegaram na mesma época porque acreditavam em uma terra prometida e iam em busca dela. Em 1.800 a.C., já tinham a sua cultura e o território totalmente estabelecidos, isso enquanto os gregos e os romanos nem sonhavam em nascer (e há quem diga que eles são colônias celtas).

   Celtas é a designação dada a um conjunto de povos (um etnónimo), organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do II milénio a.C.


-POVOS:



   Existiam diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes e os caledónios. Muitos destes grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais, mais tarde, batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa.

   Outras regiões europeias que também se identificam com a cultura celta são o País de Gales, uma entidade subnacional do Reino Unido, a Cornualha (Reino Unido), Escócia (Reino Unido), Irlanda, a Gália (França, e Norte da Itália), o Norte de Portugal e a Galiza (Noroeste da Espanha). Nestas regiões os traços linguísticos celtas sobrevivem nos topónimos, nalgumas formas linguísticas, no folclore e tradições.

   Na época em que o Império Romano invadiu e conquistou a ilha da Grã-Bretanha, o povo celta era o povo que mais habitava a região. Eram um povo formado por indivíduos fortes e altos. Dedicavam-se muito à arte da guerra, embora também tenham desenvolvido  muito o aspecto artístico, principalmente o artesanato.

   Os belgas foram a última tribo de celtas que chegou na região da Britânia. Os belgas estabeleceram-se na área onde hoje é a Inglaterra. Foram habitar nas florestas e nas clareiras da região, ao contrário dos outros povos celtas que preferiram morar nas regiões montanhosas.

-RELIGIÃO:

"Dance Of The Druids" - Abertura da série de televisão "Outlander". Culto celta, dança celta.

   Possuíam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Faziam seus rituais religiosos ao ar livre. No calendário celta havia diversas festas místicas como, por exemplo, o Imbolc (em homenagem a deusa Brigida). Esta festa marcava o início da época do plantio das sementes. As cerimônias e os rituais ficavam sob responsabilidade dos druidas, o sacerdote dos celtas.

   Os celtas exaltavam as forças telúricas expressas nos ritos propiciatórios. A natureza era a expressão máxima da Deusa-Mãe. A divindade máxima era feminina, a Deusa-Mãe, cuja manifestação era a própria natureza e por isso a sociedade celta, embora não fosse matriarcal, mesmo assim a mulher era soberana no domínio das forças da natureza. Suspeita-se que algumas das suas cerimônias envolviam sacrifícios humanos. O calendário anual possuía várias festas místicas, como o Imbolc e o Belthane, assim como celebrações dos equinócios e solstícios.

   Com a crescente secularização da sociedade europeia, surgiram movimentos neopagãos pouco expressivos, que buscam a adaptação aos novos tempos das crenças do paganismo antigo, sendo alguns dos principais representantes a wicca e os neodruidas, que, embora contenham alguns elementos celtas, não são célticos, nem representam a cultura do povo celta.

Culto celta hoje em dia (parte 1).
Culto celta hoje me dia (parte 2).


-DRUÍDAS:

O Druída que possui autoridade máxima.

   Eram considerados pessoas importantes para os celtas, apesar de pertencerem a etnias diferentes (a linhagem druídica vem da 4º raça mãe – os Atlantes). Três categorias de druidas existiam no apogeu da cultura celta:
  • ·       Bardos: Poetas, músicos, zeladores da tradição.
  • ·       Ovados: Filósofos, professores e médicos.
  • ·       Druídas: Autoridade em cultos e cerimônias.


-LÍNGUA:


   As línguas célticas derivam de dois ramos indo-europeus do grupo denominado centum: o celta-Q (goidélico), mais antigo, do qual derivam o irlandês, o gaélico da Escócia e a língua manx da Ilha de Man, e o celta-P (galo-britânico), falado pelos gauleses e pelos habitantes da Bretanha, cujos descendentes modernos são o galês (do País de Gales) e o bretão (na Bretanha). Os registos mais antigos escritos numa língua celta datam do século VI a.C..

   Fontes clássicas e arqueológicas atestam que os celtas faziam uso limitado da escrita.

   O alfabeto ibérico foi usado para registar o celtibéro, uma língua celta da Península Ibérica. O alfabeto de Lugano e Sondrio foi usado na Gália Cisalpina e o alfabeto grego na Gália Transalpina. Variações do alfabeto latino foram usadas na Península Ibérica e na Gália Transalpina. Estudos colocam a hipótese de haver uma relação entre as inscrições de Glozel e um dialeto celta.

-CULTURA:



   As manifestações artísticas celtas possuem marcante originalidade, embora denotem influências asiáticas e das civilizações do Mediterrâneo (grega, etrusca e romana). Há uma nítida tendência abstrata na decoração de peças, com figuras em espiral, volutas e desenhos geométricos. Entre os objetos inumados, destacam-se peças ricamente adornadas em bronze, prata e ouro, com incisões, relevos e motivos entalhados. A influência da arte celta está ainda presente nas iluminuras medievais irlandesas e em muitas manifestações do folclore do noroeste europeu, na música e arquitetura de boa parte da Europa ocidental. Também muitos dos contos e mitos populares do ocidente europeu têm origem na cultura dos celtas.

   Alguns estereótipos modernos e contemporâneos foram associados à cultura dos celtas, como imagens de guerreiros usando capacetes com chifres e asas laterais (vide Astérix), comemorações de festas com taças feitas de crânios dos inimigos, entre outros. Essas imagens são devidas em parte ao conhecimento divulgado sobre os celtas durante o século XIX.

-MITOLOGIA:

Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017). O ator Charlie Hunnam fazendo o papel do Rei Arthur.

   Consideram-se três as fontes principais sobre a mitologia celta, os autores greco-romanos, a arqueologia, e os documentos britânicos e irlandeses.

   Exemplos: Ciclo do Rei Arthur da Inglaterra e relatos míticos dos quais se originaram os contos de fadas, como, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho (onde a menina representa o Sol devorado pela noite do Inverno, ou seja, o lobo).

A Garota da Capa Vermelha (2011). A atriz Amanda Seyfried fazendo o papel da Chapelzinho Vermelho.

-IMAGENS:

Exemplo de uma aldeia celta reconstruída na Irlanda, onde há várias delas abertas para visitação.

Ruínas de um templo druida em Swinton Estate, uma das maiores propriedades na Inglaterra,
situada em North Yorkshire.
Stonehenge (Foto 1). Localizado na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado
de Wiltshire, no sul da Inglaterra. O alinhamento megalítico de Stonehenge já foi apontado
como um círculo ritual do povo celta, mas, hoje, pesquisadores defendem que ele era
um antigo centro de estudo astronômico, provavelmente, dos druidas.
Stonehenge (Foto 2). Inglaterra.

Fontes: