quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

5 Maneiras de Ajudar a Melhorar o Nosso Planeta


   É muito importante nos importarmos com a nossa casa, família, amigos, estudos e trabalho, mas o que a maioria deixa para pensar por último e, as vezes, nem pensa, é de procurar ajudar cada vez mais o nosso planta, nossa sociedade. Não são apenas nós, humanos, que sofrem com os lixos, etc. Em muitos lugares do mundo, esses resíduos são despejados nos oceanos, que acabam prejudicando os animais marinhos, tirando o fato de que, quando os animais não acabam engolindo ou se prendendo nesses lixos, os que sobram acabam tudo nas praias.

   Aqui estão 5 dicas do que fazer em seu dia a dia para o melhor de todos, desde nós mesmos, até os animais e a natureza.

1º) RECICLE: A reciclagem é o processo que permite reaproveitar os materiais que serão transformados em novos objetos que podem, ou não, se parecer com os objetos originais. Quando reciclamos algo, diminuímos a quantidade de lixo e, portando, reduzimos os problemas trazido por eles. Poupamos dinheiro, pois obter plástico, vidro, papelão ou metal a partir da matéria-prima natural custa mais do que já existe.

2º) DESLIGUE O COMPUTADOR A NOITE: Ao desligar o computador, em vez de deixá-lo ligado  no modo de espera, você pode economizar 40 watts/h por dia.

3º) PLANTE UMA ÁRVORE: Pode parecer "chato" ou, até mesmo, "ridículo", mas já parou para pensar o que uma árvore pode mudar? As árvores são essenciais ao bem estar das áreas urbanas, pois reduzem a poluição, reduzem a velocidade dos ventos, diminuem a poluição sonora, servem de abrigo para alguns animais e fornecem alimento a fauna urbana, proporcionam conforto térmico, pois sua sombra ameniza o calor e, ainda, embelezam as cidades.

4º) USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS: Nos Estados Unidos e na Europa já é muito comum as pessoas levarem suas próprias sacolas reutilizáveis quando vão fazer compras. A cada ano, uma medida de 500 bilhões de sacos descartáveis são utilizados no mundo todo. As sacolas plásticas não são biodegradáveis, por isso, passe a carregar sua bolsa reutilizável, elas tem boa resistência, não ocupam espaço e tem um preço acessível.
   Uma razão ecológica para não utilizar sacolas plásticas nos supermercados é: "Sacos plásticos tradicionais são feitos de petróleo, recurso não-renovável e cuja exploração e refino trazem danos ao meio-ambiente (as vezes, em proporções catastróficas, como o derramamento de óleo que destroem a fauna e flora em largas extensões." Também existem mil e outras razões para nós não utiliza-las...

5º) APAGUE A LUZ: Se você não for voltar para um certo cômodo em que estava dentro dos próximos 15 minutos, apague a luz. Para além de poupar a eletricidade, evita o sobreaquecimento do espaço.

*bônus* 
6º) EVITE O DESPERDÍCIO DE ÁGUA: É vital para a continuidade da vida que evitemos o desperdício de água. Para isso, basta apenas mudar algumas atitudes no nosso dia a dia, como:

- Fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes;
- Manter a torneira fechada enquanto ensaboa a louça.
- Deixar fechada a toneira enquanto esfrega a cabeça com shampoo;
- Manter a toneira fechada enquanto faz a barba;
- Concerte vazamentos e mantenha as torneiras bem fechadas.



   Aqui foram apenas 5 dicas de muitas outras. Lembrem-se: não adianta apenas ler e dizer que irá começar a fazer... faça! "Falar não é fazer". Quanto mais pessoas seguirem essas dicas no seu dia a dia, poderemos, de algum modo, ver diferença em torno de nós daqui alguns anos.
   Esperam que tenham gostado!! Fiz esse post com muito carinho S2. Não esqueçam de compartilharem em suas redes sociais.

Att; Maria Paula G. Caracante.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Cetáceos


Os cetáceos constituem uma infraordem de animais marinhos, portanto, pertencentes à classe dos mamíferos. São divididos em duas sub-ordens:


  • As baleias sem dentes: são caracterizadas pelas cerdas bucais, que são estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as "cerdas" para filtrar plânctons da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais.
  • As baleias com dentes: tem dentes e se alimentam de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar as suas presas por ecolocalização.


10 Curiosidades Sobre as Baleias


VÍDEO GOPRO: ( https://www.youtube.com/watch?v=7Sv_Bv1H7BQ )

   Antes de começar os 10 fatos sobre as baleias, iremos comentar sobre um estudo feito durante uma reunião da Comissão Baleeira Internacional (CBI) em Agadir, Marrocos.

   "A baleia partilha algumas faculdades que se acreditava ser estritamente reservada aos seres humanos", segundo estudo divulgado justamente quando a cota de caça desses cetáceos começa a ser avaliada.

   "Segundo biólogos, os cetáceos marinhos, categoria que também incluí golfinhos e botos, têm consciência, sofrem e possuem uma cultura social, aliada a uma capacidade mental."

(Para mais informações sobre esse estudo, acessem: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/baleias-mais-proximas-dos-seres-humanos-do-que-se-acreditava/n1237673594062.html ).


CURIOSIDADES:


1º) Cada dente de uma baleia cachalote mede 20 centímetros. São, no total, 40 dentes.

2º) Quando migram, esses mamíferos nadam a cerca de 5 km/h. Alimentando-se ou, em áreas de reprodução, a velocidade do deslocamento diminuí para 1 km/h.

3º) O tempo de vida da baleia-minke, uma das menores espécies de baleia que existe, é de 30 anos. A orca vive 60 anos, e a baleia azul e a franca, vivem 90 anos.

4º) A baleia orca ("baleia assassina"), na verdade, não é uma baleia. Ela é da família Delphinidae, a mesma dos golfinhos.

5º) As baleias em geral, independentemente do seu tamanho, conseguem armazenar em seu estômago uma tonelada de alimentos.

6º) As baleias são os maiores animais já existentes (podem chegar a 3x o tamanho de um dinossauro). Este desenvolvimento só é possível porque a água suporta o peso contra a força da gravidade (o que não acontece com animais terrestres).

7º) No século XIX, o óleo de baleia era usado na iluminação e lubrificação, as barbatanas davam resistência aos espartilhos, serviam de chicotes e na feitura de guarda-chuvas.

8º) Hoje em dia, o óleo de baleia é usado na manufatura de 50% da margarina européia.

9º) As baleias soltam sons agudos na água e, por causa dos ecos de retorno, podem localizar com precisão qualquer corpo sólido. Elas não têm boa visão.

10º) Há no mundo algo em torno de 40 espécies de baleia, porém essa é uma estimativa ainda não concluída.



   Gostaram de saber um pouco mais sobre as baleias?? Não esqueçam de compartilhar esse post nas suas redes sociais. Ah! E você já pensou em fazer a diferença para o mundo e o meio ambiente? Acesse  http://apuranatureza.blogspot.com.br/p/blog-page.html para saber mais sobre o impacto ambiental e humano que os plásticos que utilizamos no nosso dia-a-dia trás para o nosso Planta.

Att; Maria Paula Gomes Caracante.